quinta-feira, 29 de março de 2012

IWC, relógio usado na minha formatura de Direito

Este relógio foi comprado de um amigo (saudoso Zeca, Pato Preto) e restaurado pelo relojoeiro José Carregalo (o relojoeiro dos colecionadores). Ele tem caixa de ouro 18, diâmetro de aproximadamente 34 milímetros, sem contar a coroa e as garras. Usei em raras ocasiões. Uma delas foi na minha formatura na Faculdade de Direito. Deixei-o neste estado especialmente para aquele momento importante na minha vida estudantil e profissional. Trata-se de um relógio da IWC, cuja breve história segue logo abaixo. 

1868 

Florentine Ariosto Jones, um relojoeiro vindo de Boston, Massachusetts, EUA, funda a International Watch Company em Schaffhausen. Seu objetivo era produzir movimentos de alta qualidade para o mercado americano.

Voltando no ano de 1850, encontramos a cidade de Schaffhausen correndo o sério risco de perder o bonde da Era Industrial. Foi quando o industrial e fabricante de relógios Johann Heinrich Moser interviu e fez um enorme serviço à região. Como um pioneiro do "carvão branco", ele construiu a primeira usina hidrelétrica de Schaffhausen e lançou as bases da futura industrialização. Ele provavelmente encontrou F.A. Jones em Le Locle e mostrou grande interesse em seus planos. Após este encontro estava pronto o terreno para o surgimento da primeira e única fábrica de relógios do nordeste da Suíça. 

Jones logo desenha o calibre "Jones", um movimento para relógio de bolso de alta qualidade com um regulador para ajuste fino da precisão. 

1875 

Construção de novas instalações e da atual sede da IWC na Baumgartenstrasse 15, próximo ao rio Reno. A IWC contava com 196 empregados.  

Leia mais: no sítio Relógios e Relógios.

Enéias Teles Borges

Nenhum comentário: